Flavor Collection

Balas de gengibre

novembro 10, 2009

Com uma dor de garganta ferrada resolvi fazer uma receita que minha mãe fazia sempre, balinhas de gengibre. Não sou fã de gengibre. sempre odiei aquelas balas que vendem em lojas de produtos naturais, nunca aguentava a bala chegar ao fim, mas essas são otimas, e quanto menor você cortar o gengibre mais gostosinhas ficam.

bala de gengibre Balas de gengibre

balas de gengibre

A receita é fácil e as balas ficam prontas rapidinho.

Ingredientes

  • 500 gr de gengibre fresco
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 1/2 xícara de chá de água

Modo de fazer

Descasque o gengibre e corte em fatias finíssimas com uma faca bem afiada ou descascador de legumes. Coloque-as em uma panela e cubra com água. Cozinhe em fogo alto até ferver. Retire do fogo e escorra em uma peneira. Esta água pode ser jogada fora. Em uma panela misture a água e o açúcar e coloque no fogo para dissolver o açúcar. Quando estiver dissolvido abaixe o fogo, cozinhe sem mexer até o ponto de bala mole.
Para saber o ponto de bala mole: pingue um pouquinho da calda em um copo de água fria. Ela deve ficar junta na água e quando você pegá-la com os dedos a gota deve dissolver.
Quando estiver desta forma retirar do fogo, adicionar o gengibre e mexer com uma colher de pau até a mistura branquear e açucarar. Espalhar a mistura sobre uma superfície lisa (usei uma assadeira) e a medida que for esfriando ir mexendo com um garfo para separar os pedacinhos de gengibre. Deixar secar por algumas horas. Depois é só guardar em vidros bem fechados. Rende 1 kg.

É ótimo para garganta pois o gengibre é um antiinflamatório natural. Espero que gostem

share save 171 16 Balas de gengibre

Comentários

  1. Essa foto está ótima… me deu vontade *rsss
    Passei aqui para deixar meu desejo de boas festas e um ótimo ano de 2010, cheio de realizações…. obrigada pela parceria. Abs

  2. Olá Ligia,

    Como oriental que sou, adoro o gengibre em conserva…tbém não gosto da balinha comprada pronta, mas a sua parece deliciosa, nem precisa ficar gripada para experimentar…
    bjs

  3. Parece ótimo. Estava procurando um receita com menos açucar e mais medicinal. Vou usar para o enjoo da quimioterapia. Fico feliz de ter encontrado essa. Obrigada.

    ah, vou postar nos meus blogs.

  4. É incrível como todo mundo lembra da balinha de gengibre na hora da dor de garganta neh? Vou tentar essa receita que parece ser muito boa! Obrigada!

  5. Ana

    Acabei de fazer sua receita, realmente foi muito rápida, minhas balas não ficaram estéticas como a sua na foto, mas o sabor é incomparável, adorei!!!Obrigada pela dica!!

  6. Narriman

    Boom eu nao gooostooo de gengibree. Mais o meu primo e a minha tia gosta do chá e da bala.
    Por isso estou pesquisando para eles. Eu que nao vou comeeeer essaaa baalaa. rsrsrsrsrsrs.

    Valeu pela receita agora e com eles !!!

  7. caioi

    Qual e a melhor tipo de açúcar para bala?

  8. maria arnete

    gostei q delicia vou já fazer só faltar comprar o gengibre…….. (y)

  9. Ligia Kizirian

    depende muito da receita da bala. A maior parte das receitas é feita com açucar refinado mesmo, o mais comum de achar.

Deixe um comentário

2009 © - Todos os direitos reservados