Flavor Collection

Bolo de Canela Molhado

outubro 26, 2009

Sem tempo pra nada com a reforma lá de casa, resolvi bater um bolo rapidinho. Essa receita encontrei faz um tempão no mesapara4, um blog português que gosto de acompanhar, joguei o link no meu delicious e larguei lá. Resolvi finalmente fazê-lo e adorei! Típico bolo básico pra comer com café, molhadinho por causa da calda perfumada e de massa macia.

bolo canela Bolo de Canela Molhado

bolo de canela molhado

Nem reparem muito na foto, tive que tirar correndo hoje de manhã. Essa “casquinha” aparente no topo dele é por conta da calda que dá todo um sabor especial!

Ingredientes da calda

  • 200 g de açúcar
  • 300ml de água
  • 1 casca de limão
  • 1 pau de canela

Modo de fazer a calda

Antes de iniciar o bolo é necessário fazer a calda. Misture os 4 ingredientes em uma panelinha. Coloque em fogo baixo e quando começar a ferver conte 3 minutos e tire do fogo. Retire então o pau de canela e a casca do limão e reserve a calda. (eu reduzi pela metade a receita da calda e já ficou bem molhadinho viu)

Ingredientes do bolo

  • 200 g de açúcar
  • 200 g de farinha
  • 60 g de manteiga
  • 4 ovos
  • 1 colher de chá de fermento (coloquei uma colher rasa de sobremesa)
  • 1 colher de chá de canela em pó (coloquei uma colher rasa de sobremesa)

Modo de fazer o bolo

Pré aquecer o forno a 180 graus
Untar e enfarinhar uma fôrma média (usei uma redonda com furo), Reservar.
Em uma batedeira bater o açúcar e a manteiga até obter um creme. Adicionar 1 a 1 os ovos, batendo entre as adições deles.
Em outro recipiente juntar a farinha, o fermento e a  canela. Misturar aos ingredientes anteriormente batidos até tudo estar incorporado (eu misturei na batedeira mas pode ser apenas a mão).
Colocar a massa na fôrma e levar ao forno por uns 30 minutos.

Depois do bolo pronto deixar esfriar por cerca de 30 minutos, soltá-lo da fôrma mas não desenformar. Fazer vários furinhos e molhar com a calda. Deixar esfriar completamente e depois desenformar e servir.

Delícia!

share save 171 16 Bolo de Canela Molhado

Comentários

  1. Ligia, domingo passado estava morrendo de vontade de comer algo com canela…acabei tentando fazer uns cookies de banana com açúcar e canela, mas acabaram resultando em uma textura de bolinho de chuva assado. O pessoal aqui comeu, mas eu deveria ter feito um bolo macio, nunca tinha visto com calda de canela, deve ter ficado uma delícia!
    Sou mais um coffe cake do que bolos confeitados…este da Akemi, tbém está apetitoso!
    bjs

Deixe um comentário

2009 © - Todos os direitos reservados